FABRICAÇÃO

Processo de fabricação

Os cilindros MAT para acondicionamento de gases à alta pressão são fabricados à partir de tubos de aços especiais sem costura e ou qualquer tipo de solda, contando em seu processo de fabricação com um rigorosíssimo controle de forma a propiciar a rastreabilidade desde a matéria-prima até o produto final, bem como dos testes realizados.

O processo de fabricação, denominado repuxamento giratório a quente (em inglês, hot spinning), consiste no pré-aquecimento das extremidades do tubo à altas temperaturas afim de permitir o caldeamento das mesmas por deformação mecânica através de máquinas e ferramentas adequadas.

Após conformado e usinado, o cilindro é submetido a tratamento térmico especial objetivando o atingir-se a resistência e segurança necessária do produto final. Além dos testes de resistência à pressão, estanqueidade, medição de dureza e ultrassom que são realizados em 100% dos cilindros fabricados, vários ensaios destrutivos são realizados em amostras, tais como: ensaio de tração mecânica, dobramento,resistência a fragilização à temperaturas negativas (charpy), ciclagem e ensaio de explosão.

Após a comprovação total da qualidade do cilindro, o mesmo é certificado por agente de inspeção independente de renome e credibilidade internacional, o que o torna apto para comercialização em qualquer parte do mundo.